Eventos - Cursos


15/06/2019

Consultório Farmacêutico: bases legais sanitárias, operação, gestão, marketing e tendências

Utilize seus pontos do Vale Educação e se inscreva. 

        Impresso


Consultório Farmacêutico: bases legais sanitárias, operação, gestão, marketing e tendências

Data: Porto Alegre (15/06)

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 18h

Local: Sede do CRF/RS (Rua São Nicolau, 1070 - B.Santa Maria Goretti)

Inscrições via Acesso Restrito

Ementa: O consultório farmacêutico e os serviços farmacêuticos em farmácias comunitárias já são uma realidade, e ganham cada vez mais espaço na mídia e na realidade social e sanitária brasileira – mas ainda tem muita oportunidade de serem melhor entendidos, divulgados e reconhecidos pela população. O varejo brasileiro farmacêutico tem apostado neles, seja através das grandes redes ou das farmácias independentes, mas de maneira tímida, se analisarmos fria e isentamente o número de farmácias e drogarias brasileiras existentes: são mais de 82 mil farmácias e drogarias e, segundo levantamentos recentes do CFF, ABRAFARMA e ICTQ, pouco mais de 2mil farmácias realizam serviços farmacêuticos e, destes, muitos focam somente em procedimentos farmacêuticos (aplicação de injetáveis, aferição de pressão, temperatura corporal e glicemia) o que, em minha humilde opinião, representa de maneira muito simplista toda a possibilidade de serviços que podemos prover dentro de um estabelecimento de saúde.

O curso pretende compartilhar informações que empoderem o farmacêutico com as bases legais sanitárias relativas ao consultório farmacêutico e a parte dos serviços farmacêuticos atuais, descrever e praticar alguns dos serviços que podemos oferecer e, além disso, trazer luz a temas não tão corriqueiros e praticados por nós, farmacêuticos, como: gestão, precificação, marketing e inovação, dentro do contexto do consultório farmacêutico. Afinal, somos os protagonistas deste movimento de ruptura e transformação na saúde brasileira.

Objetivo: capacitar e empoderar o farmacêutico com as bases legais sanitárias relativas ao consultório farmacêutico e a parte dos serviços farmacêuticos atuais, descrever e praticar alguns dos serviços que podemos oferecer e, além disso, trazer luz a temas não tão corriqueiros e praticados por nós, farmacêuticos, como: gestão, precificação, marketing e inovação, dentro do contexto do consultório farmacêutico.

Conteúdo programático: 

  1. Porquês do Consultório Farmacêutico (contexto sócio econômico, sanitário e corporativo atual)
  2. Bases Legais para Consultório Farmacêutico e Serviços Farmacêuticos
  3. Serviços Farmacêuticos: o que, como, onde, quando e por que?
  4. Operacionalização e Precificação de Serviços Farmacêuticos.
  5. Gestão do Consultório Farmacêutico.
  6. Marketing e Tendências em Consultório Farmacêutico.


Ministrante: 
Farm. Esp. Jauri F. da Siqueira Junior – Graduado pela UFRGS, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Farmácias (Universidade São Camillo) e Pós-Graduando em Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos (ABRAFARMA – Universidade Candido Mendes). Habilitado e Qualificado em Atenção ao Paciente Diabético, Aplicação de Injetáveis e Vacinação e Imunização Humana pelo CFF. Consultor ad-hoc na atualização da RDC nº 44 pelo CFF. Prêmio Sérgio Lamb CRF-RS como Destaque em Farmácia Comunitária 2016.







Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.