Eventos - Geral


13/08/2018 a 01/12/2018

Qualificação em Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados

Curso faz parte do Projeto + Farmacêutico Clínico, desenvolvido pelo CRF-RS

        Impresso


Qualificação em Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados

Cidades: Caxias do Sul (06/10), Uruguaiana (19/10) e Santo Ângelo (24/11)

Locais: 

Caxias do Sul - UCS Campus Sede - Bloco S - Anatômico, sala 108 (R. Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Petrópolis)

Uruguaiana - Unipampa/Campus Uruguaiana - Sala 725, prédio 700 (BR 472 - Km 585 - Caixa Postal 118) 

Santo Ângelo - a definir

Horário: das 09h às 18h

Público-alvo: Profissionais farmacêuticos que trabalham no atendimento direto ao paciente ou que pretendem implementar serviços farmacêuticos no seu local de trabalho.

Inscrição: A partir do dia 03/09 - 250 pontos do Vale-Educação Farmacêutica - através do acesso restrito 

 

Esta qualificação tem o objetivo de preparar os participantes para o manejo de problemas de saúde autolimitados e o uso da prescrição farmacêutica. Neste curso terá três momentos (dois a distância e um presencial):

Conteúdo:

•Primeiro Momento (teórico – 10 horas): O raciocínio clínico SOAP (Subjetivo – Objetivo – Avaliação – Plano de Conduta); o processo do manejo de problemas de saúde autolimitados; Estrutura da Prescrição Farmacêutica e Problemas de Saúde Autolimitados (Espirro e Congestão Nasal, Dismenorreia e Febre);

•Segundo Momento (prático – 8 horas): Simulação de atendimento, Oficina de produção de prescrições e prontuários, estudo de casos clínicos.

•Terceiro Momento (prático – 12 horas): Os alunos devem enviar ficha de atendimento, o prontuário SOAP (Subjetivo – Objetivo – Avaliação – Plano de Conduta) e formulário de perguntas sobre o caso de três pacientes.

 

Será considerado qualificado o aluno que:

•Obter o mínimo de 70% de pontuação nas atividades do Primeiro Momento;

•Comparecer ao Segundo Momento, com 100% de presença;

•Obter o mínimo de 70% de pontuação nas atividades do Terceiro Momento.

 

As atividades do primeiro momento devem ser enviadas até 1 dia antes do início do Segundo Momento. 

Aos participantes presentes no Segundo Momento, com aproveitamento entre 40% e 70% poderão realizar atividade de recuperação.

 

Certificado: O Participante receberá um certificado da qualificação juntamente com um crachá, para afixação no jaleco, informando o serviço farmacêutico que está habilitado a prestar.

 

Professor: 

Rodrigo Silveira Pinto – Graduado em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas (UFOP). Mestre e Especialista em Assistência Farmacêutica (UFRGS e UFSC). Doutorando em Ciências Farmacêuticas (UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica (GPDAF – UFRGS). Atende pacientes hipertensos no ambulatório de cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).