Eventos - Geral

24/04/2019 a 28/05/2019

Curso de Técnicas de Aplicação de Injetáveis - Módulo 1

Faça a sua inscrição no Acesso Restrito.

Curso de Técnicas de Aplicação de Injetáveis - Módulo 1

/VAGAS ESGOTADAS/

Quando: Ijuí (28/05)

Local: Unijuí - Laboratório de Habilidades (R. do Comércio, 3000 - Universitário, Ijuí - RS)

Inscrições via Acesso Restrito

Ementa: O Curso Técnica de Aplicação de Injetáveis Módulo I contempla os principais temas sobre aplicação de injetáveis desde a legislação, histórico, materiais entre outros assuntos importantes na aula expositiva até a parte prática das aplicações intramuscular por técnica em Z e subcutânea. Visto que o aluno necessita de segurança nas aplicações, o curso é voltado para formar aplicadores de injetáveis com a excelência neste procedimento.

Objetivos: Qualificar o profissional em realizar aplicações de injetáveis com destreza e segurança, instruir temas referentes a aplicação de injetáveis e serviços farmacêuticos. Preparar o aluno na excelência no atendimento na aplicação de injetáveis: IM (Intramuscular) – Dorso glúteo Técnica convencional, dorso glúteo técnica em Z. Injetáveis SC (Subcutâneo) - Regiões de aplicação (pratica nas regiões).

Carga horária: 8 horas (4 horas de aula expositiva e 4 horas de aula prática).

Conteúdo programático:

Aula expositiva:

Legislação em Serviços Farmacêuticos (RDC 44);

Conhecimento da legislação de injetáveis em farmácias (Resol. 239 e 499 do CFF);

Técnica convencional;

Técnica em Z;

Técnica para aplicações subcutâneas;

Medidas para controle de infecção;

Aplicações no Vasto Lateral;

Tipos de agulha, tipos de seringa, elementos de agulhas e seringas;

Conduta e excelência no atendimento;

Posicionamento do paciente para realizar aplicação via Vasto Lateral;

POP´s, MBP,

Biossegurança, EPI´s;

Características dos principais medicamentos injetáveis;

Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde;

Diluição básica de medicamentos;

Aplicação de injetáveis em crianças;

Aplicação de injetáveis em idosos;

Aplicação de injetáveis em cadeirantes;

Pós-aplicação.

Aula prática:

A prática será realizada em grupos (duplas ou trios), sendo que um colega realizará aplicação no outro conforme visto na aula expositiva.

• Aplicação intramuscular dorso glúteo (Técnica em Z);
  • Aplicações subcutâneas
  • Avaliações:
  • Avaliações da aula teórica
  • Avaliações da aula prática

Metodologia: A aula expositiva é realizada em sala com projeção de imagens e vídeos além de quadro para explanação dos conteúdos. Aula prática serão realizadas em duplas ou trios aplicações intramuscular e subcutânea (um colega aplica no outro), as aplicações são supervisionadas INDIVIDUALMENTE pelo farmacêutico responsável garantindo também PRIVACIDADE nas aplicações.

Obs.: Poderá ser disponibilizado por e-mail aos inscritos um polígrafo em PDF.

Recursos utilizados: Projetor de imagens para aula expositiva, blocos para anotações e canetas. Provas para avaliação teórica Para aula prática é necessário pia para lavagem das mãos, materiais para aplicação como seringas, luvas de procedimentos, compressa gaze, solução salina para injetáveis, coletor de perfurocortante.

Público alvo: Farmacêuticos e estudantes de farmácia.

Ministrante: Carlos Augusto Gaiger Xavier – Farmacêutico, pós Graduado em Gestão do Comércio Farmacêutico pelo Centro Educacional São Camilo em Porto Alegre, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, Diretor da Xavier Qualificação em Saúde, Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul.