Fiscalização - Dicas dos Fiscais


29/06/2014 - 09h00

Denúncias: Saiba porque é importante denunciar

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A função principal do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) é a de fiscalização do exercício profissional dos farmacêuticos e demais profissionais inscritos nesta autarquia federal, sendo o Conselho o único órgão com o poder de intitular um profissional como responsável técnico por um estabelecimento, através da emissão da Certidão de Regularidade. Como estes profissionais são os responsáveis técnicos por tudo o que acontece dentro do estabelecimento farmacêutico, os farmacêuticos fiscais do CRF tem a competência legal de adentrar nos estabelecimentos, caso julguem necessário. 

Por este motivo, as denúncias recebidas contêm informações valiosas para que a fiscalização seja direcionada e focada nos locais onde haja uma possível irregularidade acontecendo.

A instituição, somente este ano até o mês de maio, já recebeu 441 denúncias envolvendo estabelecimentos e profissionais. No total, já foram apuradas 459 denúncias desde janeiro de 2014, tendo um acumulado ainda de 368 denúncias para apuração.

Dentre as principais irregularidades denunciadas,  a ausência de farmacêuticos em drogarias e irregularidades sanitárias se destacam, representando cerca de 70% das denúncias recebidas. 

As formas de contato mais utilizadas pelos denunciantes são o e-mail denuncia@crfrs.org.br e o portal do CRF-RS. Também disponibilizamos os telefones (51) 3027-7500 e o (51) 3013-0900.

A instituição desde já agradece a colaboração dos farmacêuticos, profissionais de saúde e da população em geral, neste auxílio. Informamos também que os dados do denunciante são preservados e atendemos também denúncias anônimas.

Fonte: setor de fiscalização CRF-RS






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