Fiscalização - Dicas dos Fiscais


19/05/2017 - 16h08

É permitida a venda de florais na drogaria?

Na rotina de fiscalização, é possível encontrar drogarias que fazem o comércio de essências florais. Entenda o que diz a Instrução Normativa nº 09/09 sobre isso.

        Impresso


É permitida a venda de florais na drogaria?

Segundo as normas da Vigilância Sanitária - Anvisa, além de medicamentos, as drogarias também são autorizadas a vender diversos produtos como cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes, alimentos para fins especiais, produtos para saúde, plantas medicinais e drogas vegetais. A Anvisa regulamentou os produtos com permissão de ser comercializados em farmácias e drogarias por meio da Instrução Normativa (IN) nº 09/09.

A comercialização de outros produtos é permitida desde que o produto esteja devidamente regularizado junto ao órgão sanitário, ou seja, aquele que estiver registrado, notificado ou cadastrado na Anvisa, no MAPA ou nos demais órgãos sanitários.

Destaca-se que na rotina de fiscalização algumas drogarias mantém essências florais expostas ao comércio.

Alertamos que de acordo com Instrução Normativa (IN) nº 09/09 a comercialização de essências florais, empregadas na floralterapia, somente é permitida em farmácias com manipulação.

Fonte: Farmacêutica Fiscal Augusta Mioso de Souza CRF-RS 9608






Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.