Notícias - CRF-RS


13/08/2018 - 17h30

Projeto + Farmacêutico Clínico lança novas datas

Saiba mais sobre a iniciativa do CRF-RS para a capacitação dos farmacêuticos do Estado.

        Impresso


Projeto + Farmacêutico Clínico lança novas datas

O que é o projeto?

Frente às demandas atuais da população quanto ao autocuidado apoiado, à prevenção e controle das doenças crônicas e à resolução de problemas de saúde autolimitados para não comprometer o atendimento de situações mais graves em hospitais e emergências, é necessário um farmacêutico diferenciado, com conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de atender e resolver essas demandas. Além disso, as transformações na profissão farmacêutica, no que diz respeito à mudança de paradigma na atuação do profissional, saindo do foco do produto para o foco no serviço farmacêutico, servem como um propulsor para que o farmacêutico se atualize e esteja pronto para atender as necessidades de saúde das pessoas, famílias e comunidade.

Idealizado pelo CRF-RS, o Projeto + Farmacêutico Clínico permitirá o desenvolvimento de farmacêuticos treinados e capacitados para realização de serviços farmacêuticos, e eles poderão se tornar referência em seus municípios para esses atendimentos. Além disso, os estabelecimentos em que estes atuam também serão reconhecidos por prestar um atendimento resolutivo e diferenciado para a comunidade. Os cursos de qualificação serão três. São eles:

- Qualificação em Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados (prescrição farmacêutica)

- Qualificação em Acompanhamento Farmacoterapêutico (consulta farmacêutica)

- Qualificação em Serviços Farmacêuticos

Quem pode participar?

Farmacêuticos inscritos no CRF-RS com situação regularizada junto ao mesmo, que trabalham no atendimento direto ao paciente ou que pretendem implementar serviços farmacêuticos no seu local de trabalho, além de estudantes de graduação em Farmácia no último ano do curso.

Onde será realizado?

Na capital gaúcha e interior do Rio Grande do Sul.

Quando será realizado?

Durante todos os meses até o final de 2018.

Promoção:

CRF-RS

Como o projeto funciona?

Os participantes deverão inicialmente se inscrever nos cursos oferecidos pelo CRF-RS, por meio do Acesso Restrito. 

Em cada curso, por meio do conhecimento técnico do professor, a troca de experiências entre o palestrante e os participantes, a realização de dinâmicas de grupo e atendimentos simulados, serão construídos conhecimentos aplicados a um serviço farmacêutico diferente. Nos cursos, além da base teórica de cada serviço, também serão debatidos temas como a realidade do farmacêutico clínico, doenças prevalentes e ferramentas de auxílio na implantação dos serviços farmacêuticos.

O curso constará em três momentos. No primeiro momento, o participante matriculado irá receber materiais para estudar e fazer atividades em casa. Este material corresponde à etapa teórica do curso, com 10 horas de atividades

O segundo momento será totalmente prático, onde os alunos irão sedimentar as atividades realizadas na primeira etapa. Esta fase será de caráter presencial e terá carga de 8 horas de atividades.

O terceiro momento será relacionado ao envio de atendimentos realizados pelo aluno no formato SOAP (Subjetivo – Objetivo – Avaliação – Plano de Conduta). Dependendo de cada qualificação, o aluno terá uma demanda diferente neste momento. Esta atividade constará de 12 horas de carga horária.

O cronograma geral de cada qualificação será da seguinte maneira:

Momento/Data

Primeiro Momento/Na Matrícula

Envio das atividades teóricas/Até 1 dia antes do Segundo Momento

Segundo Momento/De acordo com o cronograma da Seccional

Terceiro Momento/Entrega dos materiais até 15 dias depois do encerramento

Correção das Atividades e envio do certificado/ Até 30 dias após o Segundo Momento

 

Os alunos que obtiverem 100% de presença no Segundo Momento e 70% de aproveitamento no Primeiro e no Terceiro Momentos estarão qualificados, recebendo um certificado referente ao curso e um crachá para utilizar. Os alunos que concluírem os dois cursos mais a qualificação em serviços farmacêuticos realizada anteriormente receberão um quarto certificado e um crachá que substitui os três anteriores.

Já os alunos que obtiveram aproveitamento entre 40% e 70% receberão nova proposta de atividade para recuperar sua nota. 

Professor: 

Rodrigo Silveira Pinto – Graduado em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas (UFOP). Mestre e Especialista em Assistência Farmacêutica (UFRGS e UFSC). Doutorando em Ciências Farmacêuticas (UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica (GPDAF – UFRGS). Atende pacientes hipertensos no ambulatório de cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). 

Inscrições: Inscreva-se com o Vale-Educação Farmacêutica, através de https://crfrs.org.br/restrito/login






Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.