11/12/2018 - 12h36

Informa da Comissão de Farmácia Magistral

Saiba mais sobre calibração e verificação de balanças.

Informa da Comissão de Farmácia Magistral

A RDC 67/2007 define:

“Calibração: conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição, sistema ou valores apresentados por um material de medida, comparados àqueles obtidos com um padrão de referência correspondente.”

“Verificação: operação documentada para avaliar o desempenho de um instrumento, comparando um parâmetro com determinado padrão.”

Em seu Anexo I - Boas práticas de manipulação em farmácias, estabelece:

“5.2. Calibração e Verificação dos Equipamentos”

“5.2.1. As calibrações dos equipamentos e instrumentos de medição devem ser executadas por empresa certificada, utilizando padrões rastreáveis à Rede Brasileira de Calibração, no mínimo uma vez ao ano ou, em função da frequência de uso do equipamento. Deve ser mantido registro das calibrações realizadas dos equipamentos, instrumentos e padrões.”

“5.2.2. A verificação dos equipamentos deve ser feita por pessoal treinado do próprio estabelecimento, antes do início das atividades diárias, empregando procedimentos escritos e padrões de referência, com orientação específica, mantidos os registros.”

Portanto uma empresa certificada necessariamente tem habilitação do INMETRO ou Rede Metrológica para a realização da atividade e atende a normas específicas para calibração de massa, calibração de temperatura, por exemplo.

O roteiro de inspeção integrante da RDC 67/2007, no item 5.10, solicita informar se “As calibrações dos equipamentos e instrumentos de medição são executadas por empresa certificada, utilizando padrões rastreáveis à Rede Brasileira de Calibração?”

Assim sendo, a verificação é tão somente o ato de fazer a pesagem do peso padrão e avaliar o resultado, ato executado por pessoal treinado do próprio estabelecimento.

A avaliação realizada pelo INMETRO é, na realidade, uma verificação, não devendo ser confundida com calibração.

Em caso de comentários e sugestões de melhorias sobre a matéria, entre em contato com as Comissões Assessoras através do e-mail comissoes@crfrs.org.br.

Havendo dúvidas sobre o conteúdo da norma, consulte a Orientação Técnica (orienta@crfrs.org.br ou 51-30277500).