17/12/2018 - 12h19

Informe da Comissão de Análises Clínicas

Saiba mais sobre a Resolução 658/2018.

Informe da Comissão de Análises Clínicas

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou a Resolução 658/2018, que regulamenta a Publicidade e Propaganda nas atividades farmacêuticas. A Comissão Assessora de Análises Clínicas do CRF/RS alerta aos profissionais e laboratórios para a importância da identificação do profissional de forma legível e clara para que não haja distorções de interpretação, conforme novidades trazidas pela resolução.

Além disso, deve ser usada para assuntos que apresentem evidências científicas cujo objetivo seja educacional/orientativo à população. Portanto, ressalta-se que o profissional analista clínico não pode usar da propaganda para autopromoção. Por exemplo, pode-se divulgar vídeos e panfletos sobre colesterol, triglicerídeos e micoses, entre outros, orientando à população sobre os cuidados diários, valores de referência, novos estudos e descobertas, mas não se pode, em nenhum momento, realizar autopromoção, dizendo ser “o melhor ”, “o mais eficiente”.

Acesse a Resolução CFF 658/2019 em https://bit.ly/2HRp8qJ

Em caso de comentários e sugestões de melhorias sobre a matéria, entre em contato com as Comissões Assessoras através do e-mail comissoes@crfrs.org.br.

Havendo dúvidas sobre o conteúdo da norma, consulte a Orientação Técnica (orienta@crfrs.org.br ou 51-30277500).