Notícias - CRF-RS


19/12/2018 - 14h07

Orientação Técnica Informa: Dispensação de antimicrobiano para tratamento prolongado

Confira as orientações sobre a receita de antimicrobiano com tratamento superior a 90 dias. 

        Impresso


Orientação Técnica Informa: Dispensação de antimicrobiano para tratamento prolongado

Em geral, em situações de tratamento prolongado com antimicrobianos, a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores de acordo com dois critérios:

- Tratamento por um período de até 90 dias a contar da data de sua emissão: a receita deverá conter a indicação de uso contínuo, com a quantidade a ser utilizada para cada 30 dias.

- Tratamento por um período superior a 90 dias a contar da data de sua emissão: a receita deverá atender as diretrizes do programa do Ministério da Saúde que fundamentem essa farmacoterapia. Geralmente são receitas de origem SUS; portanto, é fundamental que a Assistência Farmacêutica local mantenha disponível para acesso online a farmacoterapia atualizada dos respectivos programas públicos para consulta pelos profissionais de saúde, especialmente daqueles programas que envolvam antimicrobianos. 

Independentemente do tempo de tratamento, a dispensação poderá ser total ou parcelada para um período mínimo de tratamento de 30 dias. No entanto, nem sempre tal parcelamento será possível, pois existem esquemas posológicos com ciclo menor ou maior que 30 dias, como o de 21 dias para dose injetável (nesses casos, sugere-se que a dispensação parcelada ocorra por ciclo).

Fontes: RDC 20/2011, Nota Técnica Anvisa sobre a RDC 20/2011.

Consulte aqui normas sobre áreas temáticas da profissão farmacêutica.

Dúvidas e sugestões? Acesse nossos canais orienta@crfrs.org.br ou Whatsapp (51) 99286-5440 ou(51) 3027-7500.






Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.