Notícias - CRF-RS


08/01/2019 - 10h44

Conheça as regras para vacinação em drogarias

Confira o informe da Comissão de Drogarias do CRF/RS.

        Impresso


Conheça as regras para vacinação em drogarias

As drogarias que querem adotar o serviço de vacinação precisam ficar atentas às determinações da RDC nº 197/2017 da ANVISA e da Portaria da Secretaria Estadual de Saúde SES nº 445/2017, assim como da Resolução CFF 654/2018. A RDC define os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação humana e a legislação abriu a possibilidade dessa atividade ser realizada em drogarias. Um item que merece atenção especial diz respeito à refrigeração das vacinas, pois somente é permitido o uso de equipamentos adequados para essa finalidade e regularizados perante a ANVISA.

Em relação à estrutura física necessária, o estabelecimento de saúde deve conter: uma sala de serviços farmacêuticos com controle de temperatura, devendo ter pia, bancada, maca, cadeira e uma caixa térmica de fácil higienização. Essa caixa térmica deve garantir a temperatura ideal, além de um equipamento de refrigeração exclusivo para a guarda desses imunobiológicos, com termômetro de máxima e mínima. Este equipamento de refrigeração deve ser um equipamento registrado na ANVISA como produto para a saúde. Nesta sala ainda deve ter o calendário anual de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o farmacêutico responsável pelo serviço deverá averbar no CRF/RS  o curso de capacitação em vacinas com carga horária mínima de 40 horas, sendo 20 horas presenciais e 20 horas à distância. Cabe ressaltar que as vacinas fora do calendário nacional de imunização necessitam de prescrição médica para a aplicação.

*Material produzido em 2018.

Em caso de comentários e sugestões de melhorias sobre a matéria, entre em contato com as Comissões Assessoras através do e-mail comissoes@crfrs.org.br.

Havendo dúvidas sobre o conteúdo da norma, consulte a Orientação Técnica (orienta@crfrs.org.br ou WhatsApp (51) 99286-5440 ou (51) 3027-7500). 






Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.