Notícias - CRF-RS


17/01/2019 - 15h12

A importância do uniforme diferenciado do farmacêutico em drogarias

Confira o informe da Comissão de Drogarias do CRF/RS.

        Impresso


A importância do uniforme diferenciado do farmacêutico em drogarias

De acordo com a RDC 44/2009 da ANVISA, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação, da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias, todos os colaboradores devem permanecer identificados e com uniformes limpos e em boas condições de uso. O uniforme ou a identificação usada pelo Farmacêutico deve distingui-lo dos demais funcionários, de modo a facilitar sua identificação e processos de trabalho pelos usuários da farmácia. 

Hoje em dia, o farmacêutico tornou-se referência na sua área de atuação, onde cada vez mais os clientes/pacientes buscam por orientações, práticas, serviços e cuidados farmacêuticos qualificados. Todas estas atividades de competência do farmacêutico, além da sua liderança técnica, exigem que o mesmo esteja facilmente identificado dentre a equipe. Além do uso do uniforme, é imprescindível que o farmacêutico use o crachá de identificação expedido pelo Conselho Regional de Farmácia onde estiver inscrito, conforme Resolução CFF 357/2001.

Por fim, a Comissão de Drogarias do CRF/RS sugere que os farmacêuticos que atuam nesta área usem o jaleco branco como uniforme, visto que o mesmo, além de ser um equipamento de proteção individual (EPI), transmite seriedade e respeito à população, associando-o à área da saúde. 

E não se esqueça, use o jaleco e o crachá de identificação!

Em caso de comentários e sugestões de melhorias sobre a matéria, entre em contato com as Comissões Assessoras através do e-mail comissoes@crfrs.org.br.

Havendo dúvidas sobre o conteúdo da norma, consulte a Orientação Técnica (orienta@crfrs.org.br ou Whatsapp (51) 99286-5440 ou (51) 3027-7500). 

 






Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.