17/04/2019 - 12h17

CRF/RS lança desligamento online para facilitar acesso do farmacêutico aos serviços do Conselho

Inovação permite ao profissional protocolar o desligamento pelo Acesso Restrito e ter mais agilidade no processo.

O desligamento do farmacêutico registrado no CRF/RS pode ser realizado agora de forma digital. A partir desta quarta-feira, 17, o Conselho disponibiliza mais uma inovação para tornar mais simples e rápido o acesso dos profissionais aos serviços da autarquia. Com isso, o farmacêutico poderá protocolar o desligamento pelo seu Acesso Restrito.

Passo a passo para o profissional solicitar o desligamento online:

1 – Entre no Acesso Restrito;

2 – No menu, clique em “Proton”;

3 – Clique em “Solicitação” e selecione “Desligamento de RT/AT”;

4 – Siga as instruções conforme se apresentarem na tela.

Seguem abaixo as principais informações sobre o desligamento online:

Profissional e estabelecimento ficam cientes através de e-mail de:

- realização de protocolo de desligamento;

- realização de protocolo de complemento;

- informação sobre pendência de protocolo;

- informação sobre deferimento do protocolo;

- informação sobre indeferimento do protocolo.

Desligamento automático (na hora):

- término de vínculo empregatício sem documento comprobatório;

- transferência entre filiais sem documento comprobatório;

- mudança de cargo no mesmo estabelecimento;

Informar a data de fim do vínculo RT/AT.

Marcar a opção de declaração de que não possui documentos comprobatórios.

No caso de transferência, informa também para qual filial está se transferindo.

No caso de mudança de cargo, informa também o novo cargo.

Protocolos que irão para análise (prazo de 5 dias úteis):

- término de vínculo empregatício com documento comprobatório

- transferência entre filiais com documento comprobatório

- licença saúde, maternidade ou atividade militar

Faça upload do documento em que conste a data do fim da Responsabilidade/Assistência Técnica.

Caso haja pendências no protocolo, é contado prazo de 10 dias a partir do dia da primeira análise para o profissional protocolar complemento e regularizar pendência. Após confirmação do desligamento, é emitido comprovante de desligamento (disponível no Acesso Restrito).

Como parte da inovação, todo o fluxo do documento é realizado de forma digital, pelo Proton, diminuindo a burocracia. Além de trazer mais agilidade para os procedimentos, pois com o serviço sendo online, haverá diminuição no prazo de respostas.

Hoje são os estabelecimentos que solicitam o desligamento do profissional, mas o dever é do farmacêutico, previsto no Código de Ética Resolução CFF 596/14.

O Código de Ética Farmacêutica determina que é dever do farmacêutico:

"Art. 12 - XIII - comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, em 5 (cinco) dias, o encerramento de seu vínculo profissional de qualquer natureza, independentemente de retenção de documentos pelo empregador."