Notícias - Geral


13/05/2019 - 15h35

"Saúde não é jogo": CRF/RS leva campanha educativa para a rua

Ações no Largo Glênio Peres e Parcão procuraram mostrar para a população os riscos da automedicação e a importância da orientação farmacêutica no consumo seguro de medicamentos.

        Impresso


Em 2019, o tema da campanha da Semana do Uso Racional de Medicamentos foi “Saúde não é jogo”. Considerando que muitas pessoas tratam sua saúde como se fosse uma questão de sorte, uma das atividades preparadas para a conscientização da população foi simular máquinas de caça-níqueis em totens com layout chamativos, distribuídos em locais de grande movimentação pública, onde se lia a frase “Jogue aqui para ganhar um kit saúde grátis”. 

Ao lado da máquina, um promotor convidava as pessoas a participar e, após três jogadas, caveiras surgiam na tela, seguidas de uma mensagem a respeito dos perigos da automedicação. Na sequência, um farmacêutico explicava a ação e os riscos de se tomar medicamento por conta própria. Além disso, o profissional reforçava a relevância da orientação farmacêutica e distribuía um material informativo com dicas sobre consumo, armazenagem e descarte de medicamentos.

Na sexta-feira, 10, as ações foram realizadas no Largo Glênio Peres e no Parcão. Roseane Pereira Batista, auxiliar de cozinha que passava pelo Mercado Público no início da tarde, participou e elogiou a atividade. “Preciso tomar todo dia o da pressão, mas de vez em quando surge alguma coisa e é necessário outro remédio, então a gente tem que ficar consciente para tomar a dose certa e não decidir o tratamento de qualquer jeito”, ressaltou, após valorizar a orientação recebida pela farmacêutica presente. 

A atividade que aconteceria na Orla do Guaíba, no sábado (11), foi transferida, em função do mau tempo, para o próximo sábado (18), das 9h às 17h. Na sexta-feira, 17, a ação também será repetida no Largo Glênio Peres, das 09h às 17h. 






Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.